terça-feira, 24 de novembro de 2009

PIRÂMIDE ALIMENTAR

A pirâmide alimentar é uma forma das pessoas diferenciarem os alimentos que mais necessitamos daqueles que “não necessitamos muito”, lembrando que todos os alimentos são importantes para o desenvolvimento do organismo das pessoas.

Ao vermos uma pirâmide alimentar, percebemos a diferença, o grau calórico e as necessidades das mesmas nesse meio, assim servindo para termos uma base para bem nos alimentarmos e comermos assim sucessivamente.

Sabemos que com o corre-corre do nosso dia a dia, a pessoa vem deixando de se alimentar adequadamente, isso fazendo com que os mesmos comam cada vez mal, assim surgindo “remédios” com vitamina C e companhia limitada, divulgando o melhoramento da nossa condição interna, porem esses” remédios” não substituem o poder que tem os alimentos necessários para o nosso corpo, assim ingeridos se, excesso, possuem.


Grupo 1: A base da pirâmide é composta por alimentos ricos em carboidratos. Os carboidratos, sob a forma de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, amido, entre outras, são a maior fonte de energia para o organismo.

Grupo 2: Legumes e verduras são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo as suas reações metabólicas.

Grupo 3:Frutas são boas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, principalmente quando são consumidas ao natural. . Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo.

Grupo 4: Carnes, ovos e leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja, além de nozes e castanhas. São os alimentos construtores. São necessárias para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios e vários líquidos e secreções corpóreas e preservação do sistema de defesa.

Grupo 5: Leite e derivados - são os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação dos ossos e dentes, contração muscular e na ação do sistema nervoso.

Grupo 6: Os lipídeos (óleos e gorduras) constituem fonte de energia mais concentrada que a dos carboidrados e das proteínas. Além disso, uma vez transformados em tecidos adiposo, são uma forma de armazenamento de energia.



3 comentários:

  1. realmente muito interresante ... eu não gosto de comer frutas , mas ja vi que é realmente preciso :) parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  2. Essa pirâmide é muito fácil de compreender. E nela vemos qual a importancia de cada tipo de alimento na nossa vida. Podemos ver que os cereais são bem mais necessarios do que as gurduras e doces. Mas não deixando de lado a importancia dos açúcares.

    Amanda Rocha 2m05

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante o assunto

    tenho certeza que vou aproveitar pro resto de minha vida.
    Ézer Guimarães 2m05

    ResponderExcluir