terça-feira, 24 de novembro de 2009

O BRASIL E A NUTRIÇÃO


Para uma boa qualidade de vida, é preciso que a população ingira a quantidade mínima de calorias, esse fator é levado em consideração no momento da elaboração do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), pois se trata de importante indicador social.


No Brasil, em relação à nutrição da população brasileira, dados do IBGE mostram que de uma foram geral a média de consumo de alimentos está dentro do valor mínimo recomendado pelos organismos internacionais, como a FAO (Organização de Alimentação e Agricultura das Nações Unidas) e OMS (Organização Mundial de Saúde), esses órgãos indicam que cada pessoa, em uma alimentação balanceada, deve consumir pelo menos 2.500 calorias diárias, nesse contexto a média nacional ultrapassa 3% dos números indicados.


Mas esses dados não refletem as realidades regionais, pois no caso do nordeste os índices se encontram bem abaixo dos números nacionais. Além do nordeste, em todos os centros urbanos do país a classe de baixo poder aquisitivo ingere uma quantidade pequena de proteínas e vitaminas.



Quando a quantidade mínima de alimentos não é consumida as pessoas ficam desnutridas ou subnutridas, nesse caso são as crianças que mais sofrem, gerando diversas conseqüências, tais como peso e estatura inadequada para faixa etária, retardamento mental e sistema imunológico fragilizado.


As diferenças em relação ao consumo de alimentos não ocorrem somente no Brasil, até mesmo em países com pouca desigualdade social existem disparidades, nesses países os percentuais fixam em 30% de 2.500 calorias.


Um dos problemas que a população brasileira enfrenta é a má qualidade nutricional, principalmente se tratando das crianças.

Os altos índices de mortalidade infantil, é consequência dos baixos índices de nutrição. Isso reflete na parte da educação da criança, pois crianças desnutridas passam por muitas dificuldades na hora da aprendizagem. Este problema reflete também no desenvolvimento da criança.


Com todos esses problemas, o Brasil criou alguns projetos de programas nutricionais para famílias de baixa renda.



Programa Fome Zero

A desnutrição é mundialmente reconhecida como doença social que por razões históricas, políticas, econômicas e culturais tem se perpetuado como o maior problema de saúde pública dos países considerados subdesenvolvidos. O desinteresse oficial pela situação nutricional da população envolve não somente os aspectos acima delineados, mas o fato de que a desnutrição por si, não representa uma situação dramática e passa despercebida.


6 comentários:

  1. o brasil desenvolve os projetos e nao desenbolça a verba para que aconteça isso realmente acontece espero com a divugaçao que nos estamos fazendo isso acontece isso é mto sério a desnutriçao mata muitos brasileiros hj

    ResponderExcluir
  2. Franciele Menezes - 2m05

    É legal, a nutrição faz parte do nosso dia-a-dia, por que agente pode se organizar na alimentação para a saude do corpo!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente mesmo com o Brasil criando projetos contra a fome, a desnutrição ainda continua sendo um grande problema em nosso país e em todo o mundo e assim matando muitas pessoas, principalmente crianças. E no nosso país não é novidade que no nordeste isso aconteça com mais frequencia, o governo tem que para, olhar e mudar essa situação.

    Carla Maciel 2m05

    ResponderExcluir
  4. o Brasil apesar de estar sendo considerado dentro do valor minimo de calorias, a realidade em algumas regiões é bem diferente, melhorias devem ser realizadas para nossas crianças, q são o futuro da nossa nação

    Fabiola Barbosa 2m5

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Parabéns pra galera do designe e da produção!Conteúdo muito bem elaborado e focado nas nossas necessidades! Baccana! ;D

    ResponderExcluir
  6. O Brasil é um país onde existem muitas pessoas desinformadas sobre educação alimentar; parabéns à nós da sala 2M05, pela tentativa de educar as pessoas sobre a nossa alimentação.

    Indira Bavosa 2m05

    ResponderExcluir