terça-feira, 24 de novembro de 2009

NUTRIÇÃO NOS ESPORTES

No treinamento a nutrição fica muito evidente como um fator limitante da saúde e conseqüentemente desempenho do atleta. A alimentação deve suprir a demanda energética assim como garantir o balanço hídrico, balanço de nutrientes, balanço vitamínico e o balanço mineral. Em atletas a alimentação é ainda mais importante, pois a nutrição inadequada às necessidades específicas de cada sujeito pode prejudicar a saúde e o desempenho de atletas e não atletas durante o processo de treinamento físico.

Vale ressaltar, que a nutrição não deve ser só lembrada quando se busca alto rendimento, sendo um recurso disponível para melhorar a saúde geral. São muitos os conhecimentos já produzidos e consolidados em nutrição, como as RIDs (Recomendações de Ingestão pela Dieta), que são adotadas pela Organização Mundial de Saúde, mas este mesmo avanço da nutrição não pode ser diretamente aplicado a atletas, sendo esta uma população merecedora de atenção especial.

O esporte sabidamente modifica as demandas energéticas e metabólicas, atletas de sexo masculino e feminino podem ter necessidades nutricionais muito especiais devido a alterações fisiológicas ou especificidades do esporte (WOLINSKY, 1996). Sendo, portanto, de suma importância para professores de educação física que são potenciais influenciadores do atleta, o conhecimento destas modificações fisiológicas em um estudo da nutrição do atleta.


2 comentários:

  1. Para praticar qualquer tipo de esporte devemos ter energia que adquirimos através de um dieta equilibrada ...
    Gabriela Ketelly 2m05

    ResponderExcluir
  2. Também é importante ter um bom acompanhamento para que os exercícios venham fluir...
    A alimentação é um grande passo pra quem quer ficar em forma e bem bonito (a)

    ResponderExcluir