terça-feira, 24 de novembro de 2009

NUTRIÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Além de estar presente nas áreas de treinamento esportivo, a nutrição também está presente na educação física escolar.


Uma pesquisa feita na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" campus/USP Piracicaba Silva (1998), pode-se concluir que é necessário corrigir falhas do conteúdo nutricional das refeições distribuídas na escola, pois as mesmas constituem parte fundamental do consumo alimentar dos alunos. Resultados de pesquisas como essa são de conhecimento da maioria dos professores que trabalham com os escolares especialmente o Educador Físico, pois é na aula de educação física que a demanda energética pode aumentar além dos níveis das aulas em sala de aula por conta da atividade física, assim, podem ocasionar um déficit calórico ainda maior. Portanto, o Educador Físico de escolares deve conhecer as condições dos alunos, inclusive nutricionais, para desempenhar seu papel com máxima eficiência e preservação da saúde. Preferencialmente que estas condições nutricionais dos alunos não sejam conhecidas apenas através do possível bom senso e sim por avaliações metódicas mesmo que simples, dos escolares. Atualmente existem muitos modelos de inquéritos nutricionais que auxiliam no conhecimento do estado nutricional tanto de crianças como de adolescentes e adultos. À ressalva que a aplicação e interpretação exigem a presença de um Nutricionista.


A possibilidade do ato de alimentar-se na escola além de existir pode ser educativa, levando os escolares a adquirirem conhecimentos sobre nutrição, o que é de grande importância para todas as escolas. Pois, mesmo com ampla disponibilidade de alimentos que os alunos mais favorecidos economicamente têm, é possível que sejam mal nutridos e sofram carência de algum nutriente (vitaminas, por exemplo), por consumirem alimentos pobres em nutrientes e muitas vezes ricos em calorias. Ocorrendo assim a obesidade e a desnutrição ao mesmo tempo.

13 comentários:

  1. Pelo q estou vendo
    O blog ta massa
    A galera trabalhou bem
    Parabens


    ÉZER GUIMARÃES

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. excelente blog, parabenizo a galera da minha sala por ter se desempenhado em fazer de uma pagina da internet um livro virtualem conteudo, que é mostrado de uma forma simples e informativa

    Diego Leonardo 2M05

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Esse blog ficou muito bom, com pesquisas e reportagens bastante informativas que abrangem várias áreas da nutrição e até me tirou algumas dúvidas !!!! vlw o esforço galera !!!

    Gérman Maldonado 2m05

    ResponderExcluir
  8. aline da paixão céu 2m5
    maravilhoso.atraves desse blog podemos saber realmente o que é nutrição,que reflete no estilo de vida de todos nós.
    gostei muito do resultado pois, apreder mais, nunca é demais.

    ResponderExcluir
  9. Matheus

    Achei o blog muito interessante pois ta muito informativo e em uma liguagem bem popular.
    Parabéns galera.


    MATHEUS PINTO 2M05

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. galera bom trabalho pois com essas informações nois podemos se alimentar bem para nossa saúde e esso é importante.


    Anderson 2m05

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. adorei o blog 2m5!!!é sempre bom está antenado na nossa alimentação super importante, saúde em primeiro lugar galerinha

    ResponderExcluir