terça-feira, 24 de novembro de 2009

BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS


Benefícios : a nutrição é um cuidado pré-operatório muito importante. O segredo é combinar os nutrientes na proporção e quantidades adequadas para o melhor benefício possível.Os nutrientes utilizados nestes estudos são encontrados facilmente na alimentação normal, só que em pequena quantidade. A vantagem da dieta industrializada, utilizada para fins terapêuticos, é a possibilidade de reunir doses maiores. Outro ponto positivo é a facilidade de implantação de dieta imunomoduladora no pré-operatório. Não é necessário internação do paciente só para a dieta. Ele pode ser orientado no consultório ou ambulatório a tomar o suplemento em casa.


Frutas: elas são fundamentais no cardápio de qualquer pessoa; pois, equilibram a dieta. Três a cinco porções de frutas por dia é o recomendado, podendo ser substituídas por suplementos alimentares de vitaminas e minerais. Dentre as frutas que engordam e emagrecem, as menos calóricas são: acerola, carambola, mamão, morango, melão e melancia. Já abacaxi, ameixa, caju, figo, graviola, jabuticaba, kiwi, laranja, maçã, manga, pêra, pêssego e tangerina têm um nível calórico intermediário. As que possuem mais calorias e maior teor de gordura são: abacate, açaí e coco. Sendo que o coco é o mais calórico, o açaí é o que possui menor quantidade de calorias e o abacate apresenta uma quantidade intermediária de gordura por 100g.


Malefícios :



Soja: A razão para a soja ser tão má é devido as suas duas isoflavonas: genisteína e daidzeína. Essas duas vilãs se amarram aos nossos receptores de estrogênio. Existem dois receptores, o alfa e o beta. O alfa é o receptor que geralmente é associado aos tumores de mama, aumento de gordura corporal, retenção de líquidos, etc. O receptor beta não é algo que devemos nos preocupar.

Infelizmente as duas isoflavonas da soja podem gerar diversos efeitos colaterais como afetar a produção de testosterona, a tiróide, atrapalhar o crescimento muscular e até mesmo prejudicar a sua saúde.


Chocolate: O chocolate ainda é bacana para o coração, pois age sobre o sistema muscular, favorecendo seu funcionamento. A presença do ácido oléico, encontrado no cacau, pode controlar os triglicérides e aumentar o bom colesterol (HDL), quando o consumo é parcimonioso.

Porém, vale frisar novamente que devido ao alto teor calórico não é recomendado que o consumo diário ultrapasse 30g para as pessoas saudáveis. Quem sofre com o excesso de peso, de intolerância a lactose ou a algum componente da fórmula deve procurar variações especiais que não prejudiquem sua condição.

É importante ressaltar também que os chocolates diet devem ser ingeridos apenas por pessoas diabéticas. Engana-se quem imagina que o seu consumo esteja relacionado a uma quantidade menor de calorias; apesar da isenção de açúcar contém quantidade de gorduras superior a dos convencionais.


Vitaminas nutricionais:

*O excesso de vitaminas A,D, E e K pode levar a lesões hepáticas.

*Muita vitamina C pode levar à formação de pedras nos rins.

*Em excesso, a vitamina A causa fadiga, letargia, desconforto abdominal, insônia e agitação.

*Em demasia, a vitamina E aumenta o tempo de coagulação do sangue, o que pode comprometer o processo de cicatrização.


15 comentários:

  1. João Carlos - 2m05

    Gostei muito dessa postagem, pois podemos ver claramente o beneficios de uma boa nutrição, e também os maleficios dos excessos do Chocolate e a Soja.

    ResponderExcluir
  2. 2M05
    Todos nos sabemos que tudo que nois ingerirmos sempre traz beneficios e maleficios, a apos a postagens, vemos isso em evidencia, muito legal mesmo!

    ResponderExcluir
  3. As vitaminas são indispensáveis principalmente para os jovens que estão em fase de crescimento. Muito importante saber que as vitaminas em excesso causam problemas... Como a maioria dos nutrientes podem ao invés de fazer um bem , causar serios problemas á nossa saúde.

    Alana Barreto - 2m05

    ResponderExcluir
  4. Francllin Felix Rios
    Gostei do que foi dito mesmo não mim alimentando corretamente. O blog esta contido de muitas sugestões e ajudas, na forma de nos alimentar ou seja os melhores alimentos para termos uma boa saúde.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o blog,pois mostra como devemos ter uma otima alimentação....assim tendo uma boa saúde!!

    Geise Kelli
    2m05

    ResponderExcluir
  7. o blg esta otimo.
    palavras bastante claras para o entendimento de todos.
    nota 1000 galera!!!
    agora tirei minhas duvidas sobre a nutrição de forma bem facil e interessante

    RAQUEL SANTANA- 2M05

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Bárbara Priscila 2m05
    O blog esta otimo , esta muito informativo
    e é muito bom ter um blog assim muitos adolecentes hoje,
    em dia passa por transtorno alimenta .
    E com esse blog informativo ensinando como
    manter uma dieta saudavel , também como ganhar
    peso com comidas e frutas saudavel.
    Eu gostei muito , aprendi muitas coisas também que eu nao sabia .
    Passei a ter um bom conhecimento sobre os alimentos .

    ResponderExcluir